sábado, 24 de janeiro de 2009

O sonho de uns, o pesadelo de muitos

Canção: Amar Mais Forte que o Vento
Intérprete: Eva Danin
Compositor: Rui Videira
















Eva Danin no programa Portugal no Coração


Nas suas várias apresentações multimédia, Eva Danin diz-nos que tem o sonho de se tornar uma grande cantora, e para tanto recorreu ao Festival RTP da Canção 2009.

Eva Danin tem uma voz agradável, bem trabalhada, que muitas vezes lembra a de Lara Li. A presença em palco revela o percurso clássico dos cantores de bar e paróquia. Até aqui tudo bem. O problema prende-se com a canção apresentada: "Amar Mais Forte que o Vento" é um canção triste, a todos os níveis. É uma balada, com unas tergiverações jazzisticas, muito melancólica, pesadona, com um ritmo monótono, sem qualquer momento que a possa tornar memorável ou, no minimo, apelativa.

Acima de tudo é completamente desadequada ao palco do Festival da Eurovisão. Já o teria sido há 20 anos atrás. Seria pertinente ter em atenção os resultados obtidos por baladas deste género nos últimos anos, quer as apresentadas por Portugal,(ver Rita Guerra), quer as apresentadas por outros países, nomeadamente a da Hungria, uma canção bastante interessante, com uma excelente apresentação e interpretação, vinda de um país com muitos vizinhos, mas que ainda assim, náo chegou, sequer à final. A insistência por este tipo de composição revela um total desconhecimento da realidade do Festival da Eurovisão.


ESC 2008: Hungria, "Candlelight/Szivveres", Csézy


Pior do que isto, surgem as suspeitas de fraude na votação on-line. "Amar Mais Forte que o Vento" está, de momento em 2º lugar, com mais de 7000 votos. Podem ser resultado de uma gisgantesca mobilização de "amigos" da cantora e do compositor. Mas também pode ter a ver com o seguinte excerto, retirado da página "O cantinho de um Vagabundo":

Começo por escrever este post em consideração de um grande amigo meu. Um amigo que me ajudou no desenvolvimento do Xbox Portugal e que esteve sempre ao meu lado. Rui Videira, director de Comunicação da Ecofilmes, uma pessoa extremamente importante na indústria de videojogos em Portugal. Mas não só vive de jogos, tem como hobbie uma das grandes paixões da sua vida, a MÚSICA. Em tempos livres dedica-se à escrita e é um verdadeiro criador de música. Aceitou escrever uma canção para o Festival da Canção 2009, que irá ser interpretada por Eva Danin. Música: “Amar mais forte que o vento”.

Para já fica a suspeita, e a expectativa amarga de ter que assistir ao desfilar desta depressão em forma de canção, no Festival RTP da Canção, retirando a oportunidade a outros mais merecedores. Ao representar Portugal no Festival da Eurovisão, em Moscovo, Eva Danin poderia estar a cumprir um sonho, mas estaria a transformar em pesadelo a admiração de muitos portugueses (e outros espectadores) pelo evento.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Festival RTP da Canção 2009 - Pré-Selecção

É obrigatória, antes de mais pormenores, uma apreciação geral das canções pré-seleccionadas para o Festival RTP da Canção 2009.

O primeiro facto a sublinhar é a tentativa, por parte do júri, de fazer representar o maior espectro possível de estilos musicais. Embora esse critério tenha deixado de fora alguns concorrentes importantes, e aberto a porta a algumas canções com pouco valor, creio que terá sido a solução acertada, a bem da diversidade.

Assim, podemos encontrar nesta selecção registos que vão da música tradicional ao rap/hip-hop, passando pelas clássicas baladas, pelo pimba-latino e o euro-pop. Pouco surpreendente é a persistência de umas quantas canções com referências ao passado histórico e à suposta tradição multicultural portuguesa, recorrendo aos habituais lugares comuns e frases feitas.

A apreciação geral não é impressionante. Comparando com anteriores edições do Festival, nota-se um maior equilíbrio entre as canções a concurso, apesar da diversidade dos géneros. No entanto, e talvez como consequência, nenhuma das composições se destaca amplamente pela sua qualidade, tendo em conta os objectivos



ESC 1996: Portugal, "O Meu Coração Não Tem Cor", Lúcia Moniz


A este nivel destaco alguns casos: em primeiro lugar, a canção "Todas As Ruas Do Amor", da banda Flor-de-Lis, seguindo a linha musical de uma musica tradicional com sons modernos e de fusão, e trazendo influências dos Donna Maria, dos Alma Lusa ou da canção com que Lucia Moniz venceu este certame - "O Meu Coração Não tem Côr" - e que é, ainda, a nossa melhor classificação no Festival da Eurovisão.

Em segundo lugar destaco a incontornável Luciana Abreu, que apresenta um hino pop, que me parece declaradamente estudado e concebido para o espectáculo da Eurovisão, utilizando o lema de Obama - "Yes We Can" - como golpe de marketing e apostando, prevejo, numa forte imagem, recorrendo a todos os estereótipos do género. Um trabalho bem feito, ainda que com pontos a melhorar.

Pela negativa, não vou, para já, entrar em pormenores, mas a grande maioria das canções apresentadas, parecem ter sido escritas por autores que dão a impressão de NUNCA terem assistido a um Festival da Eurovisão. Só assim se explica a mediocridade das composições, das letras, das vozes, da apresentação dos intérpretes. A generalidade das músicas são pouco apelativas, pouco memoráveis, as letras são deprimentes ou vulgares, os intérpretes fracos em termos de prestação e inconsistentes ao nivel da voz, ou não demonstram qualquer preocupação em termos de apresentação.

Estou consciente que se tratam ainda de maquetes, mas é a partir deste momento que se começa a analisar a adequação dos concorrentes ao objectivo proposto. E a generalidade revela uma total ignorância em relação a esse mesmo objectivo.

Não quero ser pessimista, - até porque o resultado final já se adivinha - mas ainda há espaço para uma ou outra surpresa menos edificante.

Festival RTP da Canção 2009














Já foram seleccionadas as 24 canções a concurso na pré-selecção do Festival RTP da Canção 2009, que irá realizar-se a 27 de Fevereiro, no Teatro Camões, em Lisboa.


Pode ouvir um excerto, de 90 segundos, de cada canção, e votar na(s) sua(s) favorita(s), na pagina dedicada ao Festival, no site da RTP.


Destacam-se, entre os seleccionados, os nomes de anteriores participantes no Festival da Canção, como Luciana Abreu, Nucha ou Armando Gama, bem como alguns concorrentes de outros concursos televisivos, como a Operação Triunfo ou os Idolos, nomeadamente Nuno Norte, Francisco Andrade, Sérgio Lucas ou o duo Nuno e Fábia, entre outros.


A votação on-line, que tem como objectivo escolher as 12 canções mais votadas, para serem apresentadas no Festival da Canção, termina no dia 30 de Janeiro.


De momento, Luciana Abreu, com o tema "Juntos Vamos Conseguir -Yes We Can" lidera a votação, seguida de perto por Nucha, que interpreta "Tudo Está Na Tua Mão".